Infraestrutura

O Curso de Engenharia Ambiental da UFV está vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, que possui sede própria, com infraestrutura física e humana necessária para garantir seu funcionamento.

A Coordenação do Curso está localizada no prédio do Departamento de Engenharia Civil, que contempla diversos laboratórios, sala de chefia, secretarias, biblioteca setorial etc. Neste prédio também estão alocados grande parte dos professores que ministram disciplinas para o curso, bem como o corpo técnico-administrativo diretamente ligados ao curso.

Todos os professores, bem como a coordenadora do curso, possuem gabinetes individuais, têm acesso a computadores, rede de telefonia e Internet.

A Universidade oferece estrutura física com diversas instalações de uso comum, como por exemplo, salas de aula (PVA e PVB), laboratórios, Biblioteca Central, Registro Escolar, auditórios, Coordenadoria de Educação a Distância etc.

Grande parte das aulas são ministradas em salas localizadas nos pavilhões específicos (PVA e PVB). Esses pavilhões são de uso coletivo e dispõem de quadro de giz, data-show, vídeo, televisão e aparelho de som e atendem aos critérios de acessibilidade.

A UFV possui uma Biblioteca Central para atender aos estudantes, docentes e técnicos administrativos, bem como o público externo. Em seu acervo consta livros, periódicos correntes e avulsos, relatórios, teses, dissertações, monografias, normas técnicas, apostilas, dentre outras publicações. Seu acervo é controlado por um sistema de gerenciamento de dados, que pode ser acessado remotamente, para a realização de consultas à base de dados, reservas de material e renovação online. O prédio onde se localiza a Biblioteca Central atende aos critérios de acessibilidade.

Está liberado para a comunidade universitária o acesso à plataforma digital de livros eletrônicos da empresa Pearson. Para se ter acesso à biblioteca Virtual da Pearson é necessário possuir número de matrícula e senha ativa na BBT. Docentes, discentes e técnicos administrativos também possuem acesso às normas técnicas da ABNT, com mais de 636.254 documentos no link https://www.target.com.br/home.aspx.

A Diretoria de Registro Escolar é responsável pelo registro da vida acadêmica dos estudantes. Por meio do Sistema de Apoio ao Ensino (SAPIENS), atua desde a matrícula, passando pelo lançamento das notas e frequências, confecção de quadro de horários, até a emissão de diplomas. Possui infraestrutura física e humana necessária para garantir os diversos serviços prestados.

O curso de Engenharia Ambiental da UFV, além de contar com os laboratórios de uso geral possui laboratórios específicos, descritos nos itens a seguir, nos quais são desenvolvidas aulas teóricas e práticas, estágios, além de diversos projetos de pesquisa e extensão.

1. Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental

O Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (LESA), do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, tem como objetivos sediar as aulas práticas do Setor de Saneamento do DEC, além de propiciar o desenvolvimento de estudos, projetos, pesquisas e consultorias nas áreas relacionadas ao Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Qualidade da Água e Tratamento de Efluentes.

O LESA possui infraestrutura para atividades de ensino, pesquisa e extensão, compreendendo a realização de análises físicas, químicas e microbiológicas de água, esgoto e resíduos sólidos. Conta com dois laboratórios para análises físicas e químicas e microbiológicas (Figura 1), um laboratório para montagem de reatores de bancada, uma sala de ecotoxicologia, para manutenção de organismos-testes e realização ensaios de curta duração, uma sala de aula, quatro gabinetes de professores, uma secretaria, uma sala para computadores, uma sala de reagentes, depósito, um pátio de compostagem e galpão de apoio para os trabalhos na área externa. O LESA possui uma área construída aproximada de 375m2, conforme apresentado na Figura 2.

Figura 1 – Detalhe do laboratório de análises químicas, físicas e microbiológicas do LESA.

Figura 2 – Planta do Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental – LESA/DEC/UFV.

No LESA possui, em sua área externa, um pátio de compostagem cimentado, para montagem de experimentos, bem reatores – biocompostador, equipamentos desenvolvidos para o tratamento de resíduos orgânicos por compostagem aeróbia em reatores fechados (Figura 3).

Figura 3 – Biorreatores para o tratamento de resíduos orgânicos por compostagem.

O LESA também possui uma unidade de tratamento de efluentes e produção de biomassa algal com doze lagoas de alta taxa, em escala piloto (Figura 4). Além disso, possui três fotobiorreatores do tipo coluna de bolha (Figura 5) para a produção de biomassa algal e tratamento de efluentes.

Figura 4 – Unidade de bioenergia e produção de biomassa algal com doze lagoas de alta taxa, em escala piloto no Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental -LESA/UFV.

Figura 5 – Fotobiorreatores, tipo coluna de bolhas, para produção de biomassa algal e tratamento de efluentes, em escala piloto, no Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental- LESA/UFV.

A biomassa produzida é utilizada para fins energéticos (geração de biocombustíveis) e agrícolas (produção de fertilizantes) em rotas de valorização de subprodutos do tratamento de efluentes e recuperação de nutrientes. Efluentes das lagoas de alta taxa são utilizados em experimentos de reuso da água e reciclagem de nutrientes em piscicultura (Figura 6).

Figura 6 – Unidade experimental de utilização de efluentes tratados em piscicultura.

As aulas de algumas disciplinas (EAB 340, EAB 341, EAB 446, CIV 640, CIV 643 e CIV 644) fazem com que um maior número de alunos utilize as dependências do LESA ao longo dos semestres. São aproximadamente 40 alunos distribuídos em turmas que permitem com que todos participem das atividades propostas.

Além das aulas, as instalações do LESA são utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas vinculadas a projetos aprovados em órgãos de fomento e que são desenvolvidas por alunos de graduação em iniciação científica e em estágio e por de estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado), permitindo uma interação entre os alunos e contribuindo para a formação acadêmica dos estudantes de Engenharia Ambiental da UFV.

O LESA está inserido na rede de laboratórios multiusuários (SAEM) da UFV e recebe pesquisadores de outros Departamentos da Universidade para utilizar os equipamentos disponíveis. O laboratório também está aberto a receber alunos de outras universidades e já teve a satisfação de receber intercambistas de outros países (Holanda, Dinamarca, Espanha, dentre outros). O corpo técnico do LESA encontra-se sempre disponível para orientar e auxiliar os alunos em início de experimento ou quando algum problema acontece.

A estrutura existente permite, além do desenvolvimento das atividades supracitadas, a prestação de serviços para empresas, prefeituras etc. Os recursos adquiridos com estas prestações de serviço e, recentemente pelo uso via SAEM são guardados em uma conta bancária gerida pela fundação e são utilizados, quando é necessário realizar a manutenção em algum equipamento.

Além de vidrarias, reagentes e materiais variados, no LESA existem o seguintes equipamentos: agitadores de tubos e frascos, amostrador automático (para amostras líquidas capacidade 12 litros), aparelho jar test, analisador automático de carbono orgânico total (Shimadzu), aparelhos multiparâmetro (pH, OD, condutividade), autoclave vertical, balanças analíticas (0,0001 g), balança digital até 500g, banhos Dubnoff, maria e ultrassônico, buretas digitais, câmaras de cultivo com fotoperíodo, capelas de exaustão de gases e de fluxo laminar, centrífuga de bancada (4000 rpm) e ultracentrífuga refrigerada, chapas aquecedoras, condutivímetros, pHmetros e turbidímetros de bancada. Destiladores de nitrogênio, espectrofotômetros UV/visível, estufas incubadoras para DBO, para cultura microbiológica e para esterilização e secagem, incubadora com agitação orbital, leitora de microplacas (ELISA), liquidificador industrial, mesas agitadoras, microscópio invertido, muflas, pHmetros de bancada, pipetas automáticas, purificadores de água (osmose reversa), seladora eletrônica, bloco digestor e termoreatores.

2. Estação de Tratamento de Água (ETA) e Laboratório de Controle da Qualidade da Água (LCQA)

A Universidade Federal de Viçosa conta com um sistema próprio de abastecimento de água, gerido pela Divisão de Água e Esgotos (DAG) da Diretoria de Meio Ambiente e Manutenção. Os reservatórios de acumulação, a estrutura de captação de água e a estação de tratamento de água – ETA (Figura 7), encontram-se no interior do campus universitário.

A ETA/UFV (que abastece o campus universitário) trata cerca de 30L/s pela chamada tecnologia convencional (ou ciclo completo): coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção (cloração). A ETA UFV conta com controle operacional praticamente todo automatizado, incluindo equipamentos de processo para monitoramento on line da qualidade da água – turbidímetros, pHmetros, contador de partículas e medidor de cargas.

Nas dependências da DAG encontram-se ainda instaladas unidades experimentais de tratamento de água em escala piloto.

Figura 7 – Estação de Tratamento de Água da UFV.

Laboratório de Controle de Qualidade da Água (LCQA), vinculado à DAG UFV, dispõe de aproximadamente 200m2 e capacidade instalada para a realização de análises físico-químicas e microbiológicas em amostras de água e de águas residuárias. Toda esta infraestrutura tem servido a aulas práticas, pesquisas e estágio para os alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFV.

3. Laboratório de Resíduos da Indústria Florestal

O Laboratório de Resíduos da Indústria Florestal conta com uma área de aproximadamente 200 m2. O laboratório possui uma área para recepção de resíduos, uma área para briquetagem, dois escritórios para alunos e professores, uma copa, um banheiro e um laboratório para análises físico-químicas. No laboratório são realizados estudos para o tratamento e reaproveitamento dos resíduos sólidos para o setor madeireiro (móveis, celulose e papel). Vários projetos de pesquisa estão sendo realizados nesse laboratório com participação efetiva de professores de diversos departamentos.

4. Laboratório de Controle Ambiental do Laboratório de Celulose e Papel (LCP)

O Laboratório de Celulose e Papel (LCP) dispõe de facilidades laboratoriais que possibilitam a realização dos principais ensaios e análises de celulose e papel e meio ambiente. As facilidades físicas do LCP abrangem uma área construída efetiva de 1.076 m2, compreendendo salas de aula, gabinetes de professores e de estudantes pós-graduados, secretaria, biblioteca, sala de reunião, almoxarifado, cantina e diversos laboratórios. São três laboratórios de meio ambiente dentro desse complexo. Dentre os vários equipamentos nos laboratórios de meio ambiente, destacam-se:

  • Medidor de DBO
  • Medidor de DQO
  • Medidor de toxicidade Microtox
  • Medidor de AOX
  • Medidor de TOC
  • Microscópio óptico
  • Planta de bancada reator anaeróbio com acoplamento de membranas
  • Planta de bancada para tratamento secundário de efluentes
  • Planta de bancada para ultrafiltração com membranas poliméricas
  • Planta piloto de lodos ativados
  • Planta piloto de membranas poliméricas submersas

O Laboratório de Controle Ambiental do LCP possui instalações e equipamentos para desenvolver ensaios e análises de qualidade de água e águas residuárias industriais. Possui equipamentos e plantas piloto que simulam processos diversos de tratamento de água. As principais áreas de pesquisa desenvolvidas no Laboratório são: i) caracterização de efluentes industriais e ii) tratamento de efluentes, através de filtração com membranas poliméricas, biorreatores a membranas, biorreatores de lodos ativados, processos de oxidação avançada, flotação, processos de coagulação e floculação. Possui plantas de bancada de reator anaeróbio com acoplamento de membranas; semiautomáticas para tratamento secundário de efluentes de ultrafiltração com membranas poliméricas e plantas piloto de lodos ativados; de membranas poliméricas submersas e de membranas tubulares.

5. Laboratório de Microbiologia Ambiental Aplicada – LAMAP

No Laboratório de Microbiologia Ambiental Aplicada – LAMAP, são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, aplicando conceitos interdisciplinares das áreas de genética, fisiologia, biologia molecular, bioinformática e meio ambiente como uma forma a compreender as interações e funções que a microbiota desempenha nos diferentes ecossistemas, sejam naturais ou construídos.

Busca-se por meio de técnicas de biologia molecular e cultivo microbiano caracterizar a microbiota e seu metabolismo para que se possa modulá-la de acordo com interesses específicos. Por meio do controle ou estímulo dos microrganismos frente a diferentes situações pode-se utilizá-los de forma a auxiliar a resolver determinados problema.

No LAMAP, são desenvolvidos projetos que caracteriza e estimula a microbiota presente em biorreatores envolvida na degradação de amônia em altas salinidades, bem como são caracterizados os microrganismos de solos impactados para adicionar aqueles que são importantes para recuperação da qualidade do solo, contribuindo para que o mesmo sustente a vida vegetal e animal. Em contrapartida, outros projetos têm objetivo de quantificar e controlar bactérias redutoras de sulfato, causadoras de biocorrosão de tubulações ou de tanques de armazenamento de petróleo.

Assim, com o auxílio de ferramentas interdisciplinares, aplicadas pelo trabalho conjunto dos estudantes de microbiologia e das engenharias, busca-se acessar os microrganismos presentes em diferentes amostras ambientais para o seu monitoramento e quantificação na tentativa de empregar soluções sustentáveis para a manutenção da qualidade ambiental de nossa sociedade.

No LAMAP, são desenvolvidas as aulas práticas de MBI 102 – Microbiologia Básica para as Engenharias, disciplina obrigatória do 40 período do curso de Engenharia Ambiental. Atualmente, três alunos da Engenharia Ambiental encontram-se desenvolvendo atividades junto ao LAMAP. O LAMAP desenvolve serviços de análises, apoio técnico, atendimento à comunidade etc.

6. Laboratório de Geotecnia

Para as aulas práticas da disciplina CIV 336 – Elementos de Geotecnia Ambiental, disciplina do 50 período do curso de Engenharia Ambiental, é utilizado o Laboratório de Geotecnia, o qual atende a disciplinas de graduação e de pós-graduação, além das atividades de pesquisa e de extensão relacionadas à Área de Geotecnia.

Para o desenvolvimento de suas atividades, o laboratório conta com funcionários e toda a infraestrutura necessária, compreendida por espaços físicos adequados e equipamentos para realização de ensaios tais como: para caracterização geotécnica de materiais, para a avaliação da resistência ao cisalhamento, da deformabilidade e da condutividade hidráulica de solos naturais ou compactados, além de ensaios específicos para a área ambiental, como por exemplo a determinação de parâmetros para estudos de contaminação de solos.

Com relação ao atendimento dos alunos nas aulas práticas, os espaços destinados para essa finalidade foram dimensionados para o atendimento de turmas práticas com até 20 alunos, visando principalmente um melhor atendimento a todos, facilitar o aprendizado e permitir maior participação dos alunos nas aulas práticas. Fora das aulas práticas, o laboratório tem atendido diversos tipos de demandas relacionadas com o curso de Engenharia Ambiental, dentre as quais citam-se ensaios para a Empresa Júnior de Engenharia Ambiental e de alunos do curso em Trabalhos de Conclusão de Curso.

Além das atividades de ensino e pesquisa, a infraestrutura e o corpo técnico do laboratório possibilitam o atendimento da comunidade externa à UFV, com a realização dos diversos ensaios de laboratório citados, além de atividades de campo, consultorias, e cursos rápidos de formação.

Para garantir a segurança de seus funcionários e usuários, o Laboratório de Geotecnia tem procurado atender a todas as normas pertinentes, além de periodicamente passar por inspeções do corpo de bombeiros.

7.Laboratório de Hidráulica/Hidrologia

As aulas práticas da disciplina ENG341 – Hidráulica são ministradas no Laboratório de Hidráulica/Hidrologia, do Departamento de Engenharia Agrícola do Campus Viçosa. O laboratório conta com vertedores para medição de vazão; instalações de recalque para as práticas sobre instalações de bombeamento e demais equipamentos.

A disciplina ENG341 é obrigatória para os estudantes de Engenharia Ambiental e deve ser cursada no quinto semestre do curso. Estima-se que anualmente cerca de 40 alunos do curso de Engenharia Ambiental frequentem as aulas práticas no Laboratório de Hidráulica.

8. Laboratório da Qualidade Ambiental

O Laboratório da Qualidade Ambiental (LQA) está localizado no Departamento de Engenharia Agrícola, sala 227, e inclui o Laboratório de Qualidade da Água e o Laboratório de Solo e Resíduos Sólidos. Embora não seja utilizado em disciplinas do curso de Engenharia Ambiental, estudantes do curso participam de projetos de pesquisa e Iniciação Cientifica no referido laboratório.

9. Laboratório de Informática

O Departamento de Engenharia Civil dispõe de dois laboratórios de Informática específicos para os seus alunos de graduação, com área construída total de 69,58 m2, equipados com 30 microcomputadores, com ligações de todas as máquinas à rede Internet. Os estudantes contam, ainda, com toda a rede de laboratórios mantidos pelo Departamento de Informática da UFV e mais três laboratórios de informática do DEC, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, para fins de uso dos bolsistas de iniciação científica.

O aumento do acervo de equipamentos de laboratório do DEC tem-se processado, em número significativo, através da participação da aprovação de projetos de pesquisas apresentados pelos professores aos órgãos nacionais de financiamento à pesquisa.

O Departamento de Engenharia Civil conta com laboratórios disponíveis aos alunos do Curso de Engenharia Ambiental para práticas de disciplinas específicas: Laboratório de Materiais de Construção, Laboratório de Mecânica dos Solos, Laboratório de Asfalto e Pavimentação, e Laboratório de Topografia.

Outros laboratórios de outros departamentos da UFV também estão disponíveis aos alunos do curso de Engenharia Ambiental:

i) Laboratório de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica,

ii) Laboratório de Física,

iii) Laboratórios de Química e

iv) Laboratório de Eletricidade e Instalações Elétricas.

Todos estes laboratórios apresentam condições adequadas de iluminação, insolação, isolamento acústico, ventilação e limpeza, bem como mobiliário adequado e em número suficiente às necessidades do Curso.


Endereço

Avenida P.H Rolfs, S/N, Campus Universitário, 36570-900, Viçosa- MG
Departamento de Engenharia Civil
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – Universidade Federal de Viçosa
Tel.: (31) 3612-6101
E-mail: coordenadec@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados