Perfil Profissional
O perfil traçado para o profissional egresso do Curso de Engenharia Ambiental contempla uma formação generalista, integralizada e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, devendo ser capaz de ter visão crítica e consciência das questões humanísticas, sociais, políticas, econômicas, éticas e ambientais envolvidas na sua ação profissional.
O perfil do Engenheiro Ambiental deve estar alicerçado no conjunto das habilidades e competências necessárias para o exercício profissional, antevendo e acompanhando de forma sistemática e crítica os permanentes desafios decorrentes de mudanças tecnológicas e das relações humanas, incorporando princípios morais e éticos que valorizem a melhoria de sua qualidade de vida e da sociedade.
O Curso de Engenharia Ambiental propõe formar um profissional que valorize a busca contínua do aperfeiçoamento e da atualização do conhecimento, que invista na educação continuada, elementos fundamentais para garantir uma atuação competente e responsável na prática profissional.
O profissional, formado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, deve ser capaz de assumir posições de liderança, de tomar decisões e de interagir e provocar mudanças de forma articulada com outros profissionais e a comunidade. O profissional deve ser dotado de valores éticos e humanísticos, com habilidades de expressão oral e escrita, com atitude empreendedora no exercício de suas atividades para o atendimento da sociedade; agindo como promotor das transformações social, política, econômica, cultural e ambiental nos diversos setores da sociedade brasileira. Suas ações devem ser exercidas em prol do homem, no contexto de desenvolvimento sustentável, preservando o meio ambiente. Neste contexto, é o profissional possuidor de conhecimentos nos domínios das Ciências Ambientais, com componentes curriculares apropriados, que preenche uma lacuna de atuação importante no contexto da sustentabilidade ambiental, na medida em que apresenta a capacidade diferencial de adequar e desenvolver novas tecnologias para a prevenção, minimização, tratamento e soluções de problemas ambientais.
Tão importante quanto a garantir a sólida formação do Engenheiro Ambiental, fundamentada em competências teóricas e práticas, é a aquisição de habilidades comportamentais, fundamentais para o exercício da cidadania e a inserção e permanência profissional do egresso do curso em uma sociedade cada vez mais exigente, em constante transformação e acelerado processo de geração de informações e conhecimentos.
Desta forma, o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Ambiental foi estruturado para assegurar essa formação, conforme consta na Resolução nº 05/2018/CEPE, incluindo as ações educacionais que permitam ao estudante:
- Oportunizar vivências imbuídas de valores, como solidariedade e ética;
- Praticar o respeito e acolhimento às diferenças;
- Assumir processos educativos com caráter inclusivo e de respeito à pluralidade;
- Respeitar a natureza, a partir de busca pelo equilíbrio ambiental e desenvolvimento sustentável;
- Formar cidadãos críticos e reflexivos, capazes de atuar, agir e modificar a realidade na qual estão inseridos;
- Valorizar a tecnologia no que tange à contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas;
- Implantar atividades de ensino, pesquisa e extensão alicerçadas no princípio da indissociabilidade.